Assaltaram a Gramática!



Nháaaaaa!

Todo mundo viu que nossa língua sofreu (literalmente) uma reforma ortográfica. O objetivo é fazer com que todos os países que tenham o Português como língua oficial tenham um ortografia uniforme. Mas eu me pergunto: vai dar certo??

Com toda essa mudança, quem sofre somos nós que sempre escrevemos (ou procuramos escrever) de forma correta, de com as regras de acentuação... Eu sempre adorei a diferença do pára (verbo) e para (preposição). A gente sabia a diferença logo de cara, quando colocava o olho na palavra. Agora com a mudança tem que ler e ver o sentido da palavra no meio de oração.

Outra mudança foi a morte do trema. Era mega importante. Como ele a gente sabia quando a letra "u" tinha pronúncia numa palavra ou não. Como nas palavras: lingüiça, freqüência. Sim, eu não consigo deixar de escrevê-las sem o trema. Não consigo. Parece que está errado! Socooorro! Volta tremaaaa!




Outra que acabou comigo: palavras que perderam o hífen. Não entra na minha cabeça que mini-saia e anti-social são agora minissaia e antissocial! Não entra na minha cabeçaaaaa! O hífen só continua quando a palavra seguinte começa com "h" ou com vogal igual a última do prefixo, como: anti-herói e auto-observação.

O vôo perdeu o acento circunflexo. Vêem e creêm também. As palavras terminadas em êem e ôo ou ôos não têm mais acento. Na boa, parece que essa regra foi feita pra quem nunca soube colocar o acento na letra certa: no 1º ou no 2º "o"?? Agora quem nunca aprendeu isso, não precisa mais né? rs




Vocês não têm idéia de como estou sofrendo para escrever. Opa! Idéia não é mais assim, agora é ideia (sem acento).

Ah! E as letras "k", "w" e "y" voltaram a fazer parte do alfabeto. Então agora o total é de 26 letras no nosso alfabeto, ok? Daqui a pouco vamos voltar a escrever pharmácia ao invés de farmácia! Fala sério!

Acabei de descobrir que não sei mais escrever em Português!!!! Estudei a vida inteira na escola a gramática nossa de cada dia. E depois, ainda fui fazer Letras... onde foi que eu errei, meu Deus???

Well, I think it's better to write in English now! There is no ACENTO! Hahahaha Mas falando sério, gente. Tenho que aprender essa nova regra por bem ou por mal! E vocês também, né gente?Afinal falamos e escrevemos o Português! Então, aqui vai uma dica! Achei um site super bacana que ensina de forma clara e rápida toda a reforma ortográfica: http://www.reformaortografica.com

Só pra fechar: quero deixar bem claro que eu detestei essa reforma ortográfica! Mas tenho que engolir, né? E você, aprovou essa reforma? Diga aí! Comente aí!

Bjos,

Jackie.

Comentários

  1. Jackie, será que teremos que pedir help?!
    É uma pena, pois sempre fomos muito bons em Português, sem falsa modéstia. Professores bons, que diga Marilda e Helena (rsrs).
    Também me sinto "analfabeta" em relação a estas mudanças (para pior, na minha opinião).Não posso ficar tranqüila com trema, acabei perdendo a minha auto-confiança (e o hífen), agora tudo junto. Rsrsrs.
    Beijos e adorei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Ah antes que vc pergunte, é a Ana Paula Queiroz.

    ResponderExcluir
  3. Jacqueline, preciso de aulas!!! Estou perdida rsrsrs...
    Beijos !
    Sara.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas